Total de visualizações de página

18 de Junho Dia do Orgulho Autista

"18 de Junho Dia do Orgulho Autista"


"18 de Junho Dia do Orgulho Autista"


 A iniciativa de instituir o Dia do Orgulho Autista é da instituição Aspies for Freedom, fundada em junho de 2004, que luta pelos direitos civis dos autistas e mantém um site com fóruns sobre o transtorno do autismo e os demais transtornos de espectros autistas. O objetivo do grupo, além da luta pelos direitos do portador de autismo, é informar e educar o público em geral sobre o assunto e dar apoio às famílias de autistas.
 No primeiro ano de celebração, em 2005, o tema escolhido foi "Aceitação; não cura". Foi realizada uma parada em Seattle, Washington (EUA), e ficou decidido que haveria um tema para cada ano, com objetivo de chamar a atenção da população em geral, reforçar os direitos dos autistas e combater todas as formas de discriminação contra os portadores desse transtorno.
 A exemplo dos anos anteriores, várias universidades, governos, prefeituras e instituições promovem eventos como palestras, debates e caminhadas para celebrar a data. Essas instituições, tanto no Brasil como no exterior, destacam outros objetivos e temas do evento, como: desmistificação sobre o autismo; definições do transtorno; dificuldades e preconceitos; convivência em sociedade; intervenções terapêuticas; intervenções medicamentosas; o cotidiano do autista; depoimentos de pais, responsáveis e terapeutas; propostas pedagógicas; lacuna na formação acadêmica dos profissionais especializados; acessibilidade; propostas de políticas públicas; desafios da educação inclusiva; e metas para a divulgação e conscientização da população.
Várias entidades no Brasil se encarregam de cuidar e de acolher pessoas com transtorno autista e suas famílias, além de divulgar ações sobre o assunto.
 Desde 18 de junho de 2005, 1ª edição do evento mundial denominado "Dia do Orgulho Autista" aqui no Brasil, Fernando Cotta e um grupo formado por pais, familiares e amigos de pessoas autistas passaram a atuar de diversas formas, com ações visando o bem-estar de indivíduos com autismo e de suas famílias. Dessa forma, diversos modos de demonstrar as necessidades das pessoas autistas no Brasil foram efetivamente realizados por esse grupo. Por decisão dos integrantes da entidade, o 1º Prêmio Orgulho Autista 2005, foi criado para premiar e apontar, de forma inédita no Brasil, os destaques no ano referido, em diversas áreas e categorias. 
 Uma verdadeira inspiração para instituições e pessoas ligadas ao autismo no Brasil. 



18 JUNHO 2012  -  DIA DO ORGULHO AUTISTA 

8ª edição mundial 


Sessão Solene Câmara Legislativa do Distrito Federal






Veja a publicação de Edições Anteriores dos eventos do MOAB 
para o Dia do Orgulho Autista no Brasil.