Total de visualizações de página

8 FORMAS DE DESENVOLVER HABILIDADESNO AUTISMO

8 formas de desenvolver habilidades emocionais no autismo

Quando falamos em terapias e tratamentos para o autismo, geralmente focamos em problemas sensoriais, de comunicação, de comportamento… mas os aspectos emocionais também devem ser lembrados! Dentro desses aspectos estão compreender e expressar seus sentimentos, controlar as emoções, reagir adequadamente diante de frustrações, desenvolver a auto estima, reduzir a ansiedade, etc.
Uma característica comum dentro do espectro autista é justamente dificuldade na identificação e no controle das emoções. Isso porque a atenção conjunta não um dos pontos fortes no autismo. O contato visual, os gestos, as expressões faciais e corporais, a fala… podem ser representar informações demais a serem processadas.emocionais
A educação emocional é essencialmente aprendida no meio familiar. Isso quer dizer que, por mais que a criança treine essa habilidade na escola ou no convívio social, os pais serão as primeiras ferramentas para esse aprendizado.

Como então podemos ajudar?

  1. A criança dentro do espectro consegue aprender rapidamente as expressões de tristeza e alegria, mas pode ter dificuldades com outros sentimentos mais sutis, como medo, frustração, surpresa, culpa… Esses sentimentos podem ser trabalhados através de histórias, desenhos e até situações cotidianas. Nomear os sentimentos da criança durante suas experiências a fará compreender aos poucos o que cada um representa.
  2. Ajude-a a perceber características nos rostos que diferenciem as emoções, como sorriso, cenho franzido, bochechas rosadas, olhos arregalados, lágrimas… Vocês podem olhar em figuras e também treinar em frente ao espelho. Exagere nas expressões no início e seja mais sutil à medida que a criança compreende.
  3. Ensine sobre empatia nas situações cotidianas. Por exemplo: “Seu coleguinha ficou triste porque esqueceu seu lanche, vamos dividir o nosso?”“Olha só, sua prima caiu e machucou o joelhinho, vamos buscar um curativo para que ela se sinta melhor?”“Aquele menino não parece muito feliz, ele está brincando sozinho. Vamos convidá-lo para brincar no escorregador?”.
  4. Seja sensível ao identificar e conversar com a criança sobre os sentimentos dela também.
  5. Cartões com as expressões faciais (rostos reais ou desenhos) também podem ajudar a criança a expressar suas emoções.
  6. Se a criança ficar frustrada ou ansiosa em alguma situação, você pode desviar sua atenção no momento para evitar uma crise nervosa, mas converse sobre o assunto quando ela estiver mais tranquila.
  7. Promova a auto estima da criança. Dê a ela responsabilidades proporcionais às suas capacidades, elogie seus bons comportamentos e trabalhos bem feitos, valorize os esforços, demonstre confiança.
  8. Demostre respeito. Cada criança tem suas habilidades e preferências pessoais. Resista à tentação de compará-la aos amigos ou irmãos. Ao invés disso, apoie e incentive as realizações do seu filho.
Maternidade e paternidade são exercícios que se vão se aperfeiçoando com o tempo. Nós pais temos de proporcionar as oportunidades e ferramentas para que nossos filhos se desenvolvam emocionalmente. É nosso papel! E, se dentro do espectro autista as crianças precisarão de um “empurrãozinho” a mais para desenvolverem as habilidades emocionais, devemos ser esse suporte também!
Por Amanda Puly